Inovações e Mercado

O desenvolvimento de inovações no setor da Tecnologia da Informação no Brasil vem sendo estimulado, seja nas universidades ou em programas do governo.  A capacidade da TI em propagar a inovação como ferramenta para alavancar o desenvolvimento científico é um fato. Principalmente como incentivo ao empreendedorismo tecnológico.

Estratégias voltadas para a inovação é um diferencial para empresas que querem se manter competitivas no mercado. Investimentos em pesquisa e desenvolvimento são imperativos nesse momento, no cenário nacional.

Inovações e Segurança da Informação

Processos Organizacionais

Empresas que caminham no desenvolvimento de inovações, conseguem bons resultados. Ocorre a possibilidade de ter uma vantagem competitiva sobre a concorrência. Direcionando esforços na alavancagem de  empreendimentos inovadores e desenvolvendo processos, produtos e serviços de maior valor agregado. A capacidade das organizações em enxergar uma nova oportunidade, utilizando a tecnologia para novas práticas demonstra que existe um entendimento acerca do tema.

A migração de consumidores que passam a trocar produtos ou serviços consolidados pela inovação proposta acaba por promover a liderança dessa tecnologia no mercado. A criação ou melhoria em bens, serviços ou processos organizacionais, está vinculado ao conceito de inovação. Também à capacidade de difusão de conhecimento, criatividade e motivação dos membros da organização. Em um ambiente de estímulo, a possibilidade de inovação é viabilizada ou ampliada, gerando novos conceitos, produtos e processos.

Inovações e Tecnologia

O Fator Humano

Inovação e criatividade estão diretamente ligadas. A inovação está associada a introdução no mercado de novos conhecimentos, produtos, processos e serviços, com características originais. Um invento inovador que passa a ter valor para os consumidores. Quando uma demanda é identificada, promove a construção de um projeto, que acaba por ser implementado. Isso acaba gerando uma reação em cadeia, quando competidores copiam e tentar superar seu valor inovador. A inovação emana de uma abordagem mais humana dentro das organizações. São as características pessoais que avançam em direção às inovações.